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ÂNGELO MARTINS, DE ARTUR CAVACO, LDA - TERRACOTA DO ALGARVE, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Desde muito cedo, não teria mais de 15 ou 16 anos, que comecei a familiarizar-me com esta actividade. Aproveitava as férias escolares e algum tempo livre para vir à cerâmica, que já pertencia à família, e ir aprendendo a trabalhar o barro. Mais tarde acabei por ficar na empresa, da qual me fiz sócio e onde trabalho até hoje, actualmente como sócio-gerente.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Actualmente os clientes estão mais exigentes, até porque trabalhamos com várias empresas de renome entre as quais se encontram Gabinetes de Arquitectura, Empresas de Construção, Decoradores, etc. É importante respeitar os prazos de entrega e manter os padrões de qualidade, conseguindo ao mesmo tempo ter preços competitivos. São estas as maiores exigências dos nossos clientes e parceiros nos dias de hoje.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Penso que não existem soluções milagrosas. Devemos todos fazer sempre o nosso melhor, quer a nível pessoal quer profissionalmente. Explorar todas as opções e não desistir. Por vezes é nos momentos de maior adversidade que surgem oportunidades de negócio inesperadas, mas para isso é preciso estarmos preparados e atentos ao que nos rodeia.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- A marca que mais vendemos é mesmo a Terracota do Algarve, pois trata-se da nossa própria marca, o que nos permite mais facilmente ir ao encontro daquilo que os clientes desejam. Não estamos dependentes de outras empresas no que toca a prazos, preços e a qualidade, o que se torna uma grande vantagem.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Tentamos ter uma presença forte na internet, apostando no marketing, nas redes sociais e num Website com bastante informação. Só assim é possível estar bem posicionado no mercado e marcar a diferença.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sempre estive a trabalhar nesta mesma actividade, se bem que só nos últimos 10 anos é que tenho trato da gestão da empresa.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Não temos apenas um tipo de cliente. Tanto vendemos ao consumidor final como a empresas, sendo que neste último caso os nossos principais clientes são os revendedores e as empresas de construção. Actualmente começamos também a ser mais procurados por arquitectos, decoradores e empresas de remodelação.